Odontopediatria
Os cuidados com a saúde bucal devem começar cedo, antes do nascimento dos primeiros dentes, e permear durante toda a infância e adolescência. O dentista é presença indispensável na vida da criança e seu papel pode ser desempenhado com muito mais facilidade, se o hábito existir desde os primeiros anos de vida e não apenas nas intercorrências relacionadas à dor ou traumas.
O que faz um odontopediatra?
O especialista em tratamentos odontológicos em crianças, pode trabalhar em diversas frentes, mas preferencialmente participa da vida da criança através de orientação e prevenção.
O dentista junto com os pais, auxilia a criança no processo de escovação, faz avaliações periódicas relacionadas a cáries e indica possíveis disfunções do crescimento e amadurecimento dos ossos e dentes da boca, com o devido plano de tratamento para cada caso.
O odontopediatra também é responsável por acolher a criança em seus medos e tratar de traumas, fraturas ou cáries, muito comuns devido ao consumo de doces na infância e a rotina cheia de energia das crianças.
A indicação é que desde a barriga da mãe o profissional já indique os cuidados e, a partir do nascimento do bebê, acompanhe a evolução dele.